Organização da feira

José Lúcio M. Ferreira

Presidente
Emails: joseluciomferreira@gmail.com / jlucio@cachacasdobrasil.com.br
Cel: (31) 99813-9731 / 99976-4949


Formação Acadêmica
Graduado em Turismo em 1978 com curso intensivo e superior em Marketing pela RANMA, (Precursora da ESPM – Escola Superior de Propaganda e Marketing) e curso de turismo e Gestão Hoteleira em Lisboa, Portugal.

LIVRO Publicado: “Cachaça, O Espírito Mineiro, “ apoiado pela Lei Rouanet e patrocinado pela CEMIG, SEBRAE e PRODUTORES.

  • Fundador e Presidente da Expocachaça- Feira e Festival Internacional da Cachaça de Belo Horizonte, realizada anualmente, desde 1998, no Expominas em Junho, e Expocachaça Dose Dupla- realizada no Mercado Municipal Paulistano, o Mercadão, anualmente, em setembro
  • Presidente da Brasilbier-Feira da Cerveja Artesanal realizada em conjunto com a Expocachaça;
  • Fundador e Presidente do CBRC- Centro Brasileiro de Referência da Cachaça;
  • Fundador e Diretor de Promoções do IBCA- Instituto Brasileiro da Cachaça de Alambique.
  • Vice-Presidente de Relações Institucionais do SINDIPROM- Sindicato dos Promotores de Eventos de Minas Gerais;
  • Consultor e Palestrante de assuntos culturais, eventos, turismo e agronegócio;
  • Produtor Cultural;
  • Articulista de assuntos de turismo, eventos, agronegócio e cultura;
  • Membro da Rede Mineira de Turismo de Negócios de Belo Horizonte;
  • Foi Membro do Conselho Municipal de Turismo-COMTUR
  • Membro da Frente da Gastronomia Mineira
  • Membro do Conselho Consultivo da AMIGA-Associação Mineira de Gastronomia
  • Expocachaça – Feira e festival Internacional da Cachaça, realizado desde 1998 e evento âncora, a convite do Governo de Minas, de 2005 a 2013 da Superagro-Minas;
  • Expocachaça Dose Dupla, realizada por 4 anos, no Mercado Municipal Paulistano, o Mercadão;
  • UNIMED-BH – Música ao Pé das Árvores – Criador e realizador do evento, 210 eventos realizados e mais de 1 Milhão de participantes;
  • Hora Extra na Sexta- na antiga Telemig – 15 Eventos;
  • Ao Pé das Mangueiras – 14 Eventos realizados na Copasa;
  • Seresta no Memorial JK – Brasília;
  • 1º. Torneio Cachaça e Golfe para Embaixadores, Autoridades e Empresários – Brasília;
  • Festival de Gastronomia de Tiradentes, montagem de estande na Cidade Cenográfica e participação nos Festins, harmonizando cachaça com os pratos de chefes internacionais;
  • Implantação das Cartas de Cachaça e Clubes da Cachaça nos Restaurantes e Churrascarias Porcão, Baby Beef, Tiradentes, Butiquim do Frade, entre outros.
  • Realização do evento “O melhor dos Festivais de Minas” e edição de um disco com os ganhadores , que teve o patrocínio e apoio do Governo de Minas e da Rede Globo Minas.
  • Festival de Gastronomia – Fartura – Palestras ( Belo Horizonte e Fortaleza -2014 e 2015)
  • 1999- Introdução e lançamento da Cachaça nas rotas Internacionais da VARIG;
  • 1999- Festa do Sete de Setembro para convidados da Embaixada do Brasil ( 700 convidados) – Local Palácio La Redoute – Bonn – Alemanha. Jantar com a D. Nelsa do Xapuri e Coquetel com a cachaça mineira;
  • 1999- Encontro Comercial para a Comercialização da Cachaça de Minas, Local: Londres- Inglaterra;
  • Exposição dos 500 anos do Brasil- Colônia – Alemanha – Patrocinada pela Varig e a Deustch Velle ( voz da Alemanha- Rádio) Coquetel com a cachaça mineira;
  • BTI- Bolsa de Turismo da Inglaterra, montagem e operação do Bar Central do estande do Brasil, coordenado pela Embratur, servindo caipirinha e cachaça mineira;
  • 2000- BTL- Bolsa de Turismo de Portugal- Montagem e operação do Bar central do estande do Brasil, coordenado pela EMBRATUR, servindo caipirinha e cachaça mineira, Local: BTL- Bolsa de Turismo de Portugal;
  • 2000 –FITUR – Madri- Espanha- Montagem e operação do Bar Central do estande do Brasil, coordenado pela EMBRATUR, servindo caipirinha e cachaça mineira;
  • 2000- BTM- Bolsa de Turismo de Milão-Itália, Montagem e operação do Bar Central do estande do Brasil, coordenado pela EMBRATUR, servindo caipirinha e cachaça mineira;
  • 2000- Boate Rolling Stones- Festa dos 20 anos da Bolsa de Turismo de Milão-Itália, homenageando o Brasil- Montagem do Bar central, servindo caipirinha e cachaça mineira;
  • 2000-Festa da Embaixada do Brasil de Paris- França- para convidados do Embaixador- 700 convidados, Montagem de um bar de caipirinha e cachaça mineira;
  • 2000-Embaixada do Brasil- Paris- França- Encontro Comercial para apresentar a cachaça mineira para o mercado francês;
  • 2000- Feira de Turismo de Berlim- Alemanha- montagem e operação do Bar central do estande do Brasil, coordenado pela Embratur, servindo caipirinha e cachaça mineira.
  • Foi fundador e seu primeiro Vice-Presidente, da Associação Mineira de Bacharéis de Turismo;
  • Foi 2º. Secretário do Sindibebidas;
  • Foi Diretor de Marketing da ABRASEL-Associação de Bares e Restaurantes de MG;
  • Foi Diretor de Imprensa Divulgação da da Abrasel-MG;
  • Foi Vice-Presidente da Abrasel-MG.
  • Foi Diretor do Belo Horizonte, Convention & Visitors Bureau em duas administrações.
  • Foi mentor e Criador da Associação Brasileira das Mulheres da Cachaça;
  • Foi mentor e criador da primeira Confraria da Cachaça de São Paulo e é seu patrono.
  • 1971 a 1978 – Assessor da Vice-Presidência do Banco de Crédito Real de Minas Gerais S/A;
  • 1979 e 1980 – indicado pela da Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo para fiscalizar o convênio assinado entre o Governo de Minas, a EMBRATUR e a Prefeitura Municipal de Ouro Preto;
  • 1980 -Foi designado representante da Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo na Comissão Inter-secretarial de Coordenação da implantação do Sistema de Proteção aos Recursos Naturais da Área de Influência do Aeroporto Metropolitano de Belo Horizonte-Confins;
  • 1980 a 1985- Assessor da Presidência da ADETUR-MG – Agência de Desenvolvimento Turístico de Minas Gerais e Gerente de Promoções Turísticas da Turminas, sucessora da Adetur-MG;
  • Criou, como Gerente d Promoções Turísticas da Turminas o evento “O melhor dos Festivais de Minas e gravou um LP com os 12 vencedores com o paoio da Rede Globo Minas;
  • 1985 a 1990- Assessor Técnico da Superintendência de Turismo da Secretaria de Esportes, Lazer e Turismo;
  • 1990 – Saiu do Estado e fundou a Confeitaria Avelã;
  • 1993 – Vendeu a sua participação na Avelã e abriu a Oficina Della Pizza e Della Pasta que depois, num novo arranjo societário se tornou a Cantina Dom Bertolli;
  • 1998 – Fechou a Cantina Dom Bertolli e uma Empresa de Eventos e Produções ;
  • 1998 – Criou a Expocachaça- Feira e Festival Internacional da Cachaça;
  • 1999 – Administrou o Teatro Klaus Vianna da antiga Telemig;
  • 2000 – Criou a Cachaças do Brasil e abriu loja da cachaça no Bahia Shopping com cerca de 230 metros de área, loja pioneira e a maior do Brasil que tinha a parceria da Belotur e do Bahia Shopping, esta loja depois foi transferida para a Savassi, na Rua Paraíba, 1317 onde funcionou até 2006.
  • 2005 – Foi responsável pelo Plano de Marketing da Cooperativa de Produtores de Cachaça da Região Sudeste de Tocantins, contratado pelo Sebrae-TO;
  • 2005 a 2009 – Deu inúmeras palestras para o SEBRAE-MG, SENAC-MG, Faculdade Newton Paiva, Faculdade Estácio de Sá , UMA, FGV- São Paulo, Belotur, entre outras.
  • Em 1997 recebeu o Troféu Pró-Música, como Promotor de Eventos, como premiação “àqueles que, por méritos pessoais, éticos e profissionais, mais se destacaram na música, em seus diferentes gêneros e categorias” em 1996;
  • Em 1997 recebeu o Troféu Pró-Música pelo Projeto Música ao Pé das Árvores, na categoria Entretenimento,” como mérito e reconhecimento à relevante colaboração, o apoio cultural e os destacados serviços postos à música, em seus diferentes gêneros e categorias, sublimando a Classe, no decurso do ano de 1996.”
  • Em 2002 recebeu o título de sócio honorário da AMPAQ-MG –Associação Mineira de Produtores de Cachaça de Qualidade por “sua expressão e atividade em favor desta entidade e suas causas, bem como pelo reconhecimento dos inúmeros serviços prestados aos setor de cachaça mineira.
  • Em 2005 recebeu o Troféu Superagro Minas-2005, instituído pelo Governo de Minas, “pela relevante contribuição prestada ao desenvolvimento do Agronegócio.”
  • Em 2007 a Câmara Municipal de Vereadores do Município de Belo Horizonte homenageou a Expocachaça pela sua relevância como evento do calendário oficial de eventos do município.
  • Em 2012 a Câmara de Municipal de Vereadores do Município de Belo Horizonte, Homenageou a Expocachaça pelos seus 15 anos.
  • 1996- Foi um dos Membros da Missão Técnica de Produtores e Empresários mineiros que visitou, durante 30 dias regiões produtoras de Cognac, aguardentes, Champagne, vinhos e universidades, laboratórios, garrafarias, tanoarias e entidades ligadas à produção de bebidas na França;
  • 1997- Foi um dos membros da Missão Técnica de Produtores e empresários mineiros que rodou a Escócia, durante 28 dias com o objetivo de conhecer aspectos da produção de Whisky, o seu marketing, universidades, laboratórios, empreendimentos de turismo rural, criação de gado e salmão, e no final da viagem se reuniu com o Embaixador do Brasil em Londres- Inglaterra.
  • Foi membro da ABRAJET-MG- Associação Brasileira de Jornalistas e Escritores de Turismo de Minas Gerais.
  • É articulista com matérias publicadas em revistas no exterior e em diversas revistas e jornais de Minas Gerais e do Brasil sobre eventos, cultura, turismo e agronegócio.
  • Editora Abril S/A – Edição Agosto 2009 – Participou da comissão julgadora para a escolha do Ranking das 20 Melhores Cachaças do Brasil, publicado na edição especial de aniversário da Revista Playboy de Agosto de 2009. Este Ranking foi utilizado pela Revista Playboy Argentina que o publicou em edição de 2010. Participou da comissão julgadora para a escolha do ranking das 20 melhores cachaças do Brasil, da edição de agosto de 2011. Sugeriu e Desenvolveu para o SENAC-MG, em 2010, o Curso e a Apostila do Curso de “Cachaça: Produção, Comercialização e Mercado, para o Departamento de Turismo e Hospitalidade.

Cachaça, o Espírito Mineiro

“As Terras Altas de Minas Gerais produzem, em seus quase nove mil alambiques, a mais apreciada cachaça do Brasil. Os valores de uma cachaça estão hoje, por obra de contribuições apaixonadas e abnegadas, preservados em espaços de consumo, de promoção, de memória e também em trabalhos de resgate cultural, arte e ciência, que poderão ser apreciados nesta obra, a qual pretende trazer à luz e congelar no tempo, para registro e referência, um pouco da cachaça. Um produto que pela sua importância é hoje patrimônio cultural de Minas Gerais por Lei Estadual e bebida nacional do Brasil por Decreto Federal.”

Conheça mais sobre a história e todo o universo da produção da Cachaça em Minas Gerais.


INFORMAÇÕES E VENDAS
Cel: (031) 99813-9731 / 99976-4949
Tel: (031) 2532-2379 (telefone somente para recados).