Concurso Expocachaça 2019

8ª AVALIAÇÃO COM DEGUSTAÇÃO ÀS CEGAS E CLASSIFICAÇÃO DAS CACHAÇAS, BEBIDAS MISTAS E OUTROS DESTILADOS, DOS EXPOSITORES DA 29ª EDIÇÃO COMEMORATIVA DOS 22 ANOS DA EXPOCACHAÇA DE 6 A 9 DE JUNHO DE 2019 NO EXPOMINAS – BELO HORIZONTE, MG.

A 8ª Avaliação Sensorial com Degustação às Cegas e Classificação das Cachaças, Bebidas Mistas e outros Destilados,  dos Expositores da 29ª Edição da Expocachaça será realizada, como sempre,  de forma democrática e transparente, por profissionais altamente qualificados e treinados para a função e coordenados por Lorena Simão do LABM-Laboratório Amazile Maia, por Renato Frascino, coordenador de vários concursos de bebidas no Brasil técnico sensorial de bebidas e alimentos desde 1977 e Renato Costa, Presidente da ABS-Associação Brasileira de Sommelieres do Brasil – MG, com o objetivo central de avaliar a evolução e a qualidade dos produtos das diversas regiões produtoras de cachaça do Brasil presentes no evento, sob o ponto de vista sensorial e organoléptico, sinalizando para o mercado brasileiro e internacional o alto nível da produção de nossa bebida nacional em suas diversas categorias e apresentações, dentro da maior e mais importante Feira da cadeia produtiva da Cachaça do mundo, apresentando uma fotografia do momento da cachaça brasileira.

Os produtores terão a oportunidade de inscreverem seus produtos em 9 (nove) Categorias, com um Limite de 2 (três) amostras por produtor.  As Inscrições custam R$ 200,00 por amostras e se destinam a remunerar os Coordenadores e Jurados, confeccionar os Certificados  e montar a estrutura do local do Concurso, dentro da Expocachaça e , também, para atender às necessidades do Concurso de forma que ele ocorra com sucesso.  Este ano teremos uma surpresa para os participantes.

Esse concurso é importante como referencial de mercado em relação à qualidade dos produtos dos 20 estados que participam do evento.

CATEGORIAS PARA INSCRIÇÃO NO CONCURSO

a) Obs: Cada produtor poderá inscrever até 2 (duas) bebidas, entre as 09 (nove) categorias distintas.
b) Haverá cobrança de uma taxa de R$ 200,00 (duzentos reais), por amostra . O pagamento deverá ser realizado antes da Expocachaça.

c) ATENÇÃO: As amostras deverão estar devidamente registradas e rotuladas, de acordo com os critérios do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA, definidos na legislação brasileira vigente.

d) As amostras serão recolhidas da Quinta-feira, dia 06 de junho, na Feira , de 13h00 às 18h00 horas, nos estandes dos Expositores : Fiquem atentos. Não receberemos amostras pelo Correio.

e) Serão premiadas 30% dos melhores pontuados em cada categoria

F) Junto da FICHA DE INSCRIÇÃO que segue anexa, tem uma DECLARAÇÃO DE VERACIDADE a respeito das informações prestadas pelo expositor na FICHA DE INSCRIÇÃO.

Serão distribuidos para os Produtores Classificados nas categorias indicadas mais abaixo e na Ficha de Inscrição anexa:

  1. 1 Certificado onde consta a Classificação.
  2. Os selos : Ouro, Duplo Ouro , Prata e Bronze
  3. Em cada Categoria: a cachaça que obtiver a maior pontuação na categoria receberá um Certificado informando sobre a Conquista;
  4. A cachaça que obtiver a maior pontuação Geral, entre todas as Categorias, menos as Categorias: Outros Destilados Produzidos no Brasil ou BEBIDAS ALCOÓLICAS POR MISTURA COM CACHAÇA, receberá a medalha Duplo Ouro.
CATEGORIAS
  1. BRANCA PURA (INOX OU INERTE)
  2. DESCANSADA EM MADEIRA (SEM INTERFERÊNCIA NA COR)
  3. ARMAZENADA OU ENVELHECIDA EM CARVALHO FRANCÊS
  4. ARMAZENADA OU ENVELHECIDA EM CARVALHO AMERICANO
  5. ARMAZENADA OU ENVELHECIDA EM MADEIRAS BRASILEIRAS
  6. EXTRA PREMIUM E ARMAZENADAS ACIMA DE 3 ANOS
  7. BEBIDAS ALCOÓLICAS POR MISTURA, COM CACHAÇA
  8. BLENDS DE MADEIRAS, SEM INDICAÇÃO DE PROPORÇÃO
  9. OUTROS DESTILADOS PRODUZIDOS NO BRASIL